> Soluções em TI_

Informações Essenciais para Gestores de Tecnologia e Donos de Negócios

Junte-se a nossos leitores e receba um email por mês.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro.

Grátis: Plano de Orçamento para o Gestor de Tecnologia

Como o gestor de TI pode aumentar a performance do seu time


gestor de ti aumentando performance do time

Um estudo sobre engajamento global divulgado pela Oracle (realizado pela empresa de pesquisa de mercado Kantar TNS) mostrou que a tecnologia, junto com a liderança e os valores da empresa, são fatores essenciais para a boa performance do colaborador e o crescimento de uma companhia.

Neste mesmo estudo, que entrevistou aproximadamente 5000 funcionários de organizações com 250 ou mais colaboradores, apenas 44% dos entrevistados afirmaram que a empresa usa a tecnologia de forma efetiva para aumentar a eficiência do seu trabalho e apenas 41% acreditam que as práticas de integração da organização levarão ao crescimento e sucesso.

Será que a sua empresa estaria envolvida nesta estatística? Se você atua na um gestão de TI, provavelmente enfrenta ou já enfrentou esse problema com a sua equipe. A maior complicação é que o setor de TI, mais do que qualquer outro, está diretamente relacionado com os processos e colaboradores de todos os outros campos da organização, e quando a baixa performance acontece, o cenário pode ficar crítico. Neste artigo, mostraremos algumas soluções de TI que visam amenizar ou resolver problemas que levam ao baixo rendimento do seu time.

Aposte na terceirização de serviços gerenciados

Como gestor de TI, você sabe que um dos principais desafios é fazer mais com menos, e daí vem os problemas comuns do setor como a sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções, e viver "apagando incêndios", sem tempo para um bom planejamento de médio prazo.

Com a alta demanda de trabalho e solicitações, fica quase impossível manter a qualidade do atendimento ao usuário, ser rápido na solução de problemas de infra do dia a dia, ao mesmo tempo que resolve necessidades inesperadas imediatas vindas da diretoria, e desenvolve um plano para buscar, testar, apresentar e implementar novas tecnologias e estratégias.

A longo prazo, essa sobrecarga de tarefas desestimula e acomoda o time de TI que não consegue se atualizar, aprender mais sobre novas tecnologias, concluir novos projetos ou ter uma visão mais estratégica do negócio (postura cada vez mais cobrada à gestão de TI).

Para evitar a desmotivação pelo acúmulo de tarefas, uma excelente solução é optar pela terceirização de serviços gerenciados como um aliado e braço do time interno. Muitas são as vantagens da terceirização no setor de TI, mas a principal delas é “desafogar” a sua equipe interna e permitir que ela esteja voltada para o que é importante: o crescimento estratégico da empresa.

Ao delegar tarefas cotidianas e não estratégicas para um parceiro terceirizado, você melhora a performance do seu time e do setor de TI, que se sente mais motivado e pode passar a ter uma atuação mais envolvida com o negócio, e proativa frente os desafios da empresa como um todo. Pode se manter atualizado, estudando e com uma melhor qualidade de vida, muitas vezes rara em ambientes de TI. A liderança precisa de tempo livre, disponibilidade e atualização constante

No estudo da Kantar TNS citado no início deste artigo, um dos fatores que os entrevistados consideraram fundamental para a satisfação e engajamento foi a liderança. No entanto, o mesmo estudo mostrou que apenas 47% dos entrevistados enxergam seus chefes como visíveis e acessíveis e apenas 44% tem confiança em sua liderança.

Como líder, é papel do gestor de TI proporcionar treinamento, sugerir a adoção de tecnologias que proporcionem ao seu time desempenhar suas tarefas adequadamente, avaliar e fornecer feedbacks, promover a integração dos colaboradores do time e estimular o trabalho colaborativo.

Ambiente de trabalho saudável

Além disso, é fundamental levar em conta que um ambiente empresarial saudável precisa de um time de TI tenha tempo livre. E quando falamos livre, estamos querendo falar de tempo livre de estresse, de pressões e de cobranças. Um time para manter-se coeso e focado em pesquisar e encontrar soluções que se encontrem com os objetivos da empresa precisa dessa liberdade. Vale lembrar que é importante também que os colaboradores do TI tenham tempo para se reunir com seus líderes (gestores).

O respeito ao horário de trabalho também deve ser ponto de atenção das empresas. Excesso de horas extras (remuneradas ou não) impactam na rotina do colaborar que deixa de atender a necessidades pessoais tão importantes quanto seu trabalho. Exigir demais (seja pela cultura empresarial, ou por falta de organização interna) é mais um motivo de enfraquecimento do elo entre as pessoas dentro da corporação.

Use e integre sistemas de comunicação Esse é um tópico antigo, mas ainda é um desafio. Para melhorar a comunicação do time de TI e também dos demais times da empresa é importante usar serviços integrados de telefonia IP, call center, videoconferência, mensageiro instantâneo, até uma rede social interna que, além de reduzir os gastos a médio prazo, ainda facilitam a comunicação entre colaboradores independentemente de tempo e distância.

A utilização destes sistemas de comunicação faz com o time de TI ganhe mais agilidade e solucione demandas em prazos menores, tendo mais produtividade e rendimento.

A nuvem ajudando no desempenho

A nuvem e as suas ferramentas também podem ser utilizadas para melhorar a performance do setor de TI e outros, porque também torna o ambiente mais integrado e eficiente.

O armazenamento dos dados corporativos em nuvem (com os devidos recursos de segurança), por exemplo, facilita o acesso e o compartilhamento de dados, disponibilizando todas as informações relevantes para o trabalho dos colaboradores em um ambiente seguro e controlado, no qual apenas as pessoas autorizadas terão acesso a determinados conteúdos e poderão editá-los em conjunto com outros profissionais durante a execução de um projeto, estimulando o trabalho colaborativo e a agilidade na realização das tarefas.

Essas pequenas ações de liderança são essenciais para evitar a desmotivação, falta de engajamento e, consequentemente, o baixo rendimento do seu time de TI.

Portanto, se o setor de TI passa por um momento de baixa performance, saiba que cabe ao gestor de TI, sozinho ou em parceria com outras lideranças, sugerir e adotar mudanças que amenizem ou sanem as dificuldades internas que levam ao baixo rendimento.

Evitar a sobrecarga de trabalho, promover a integração e comunicação eficiente entre colaboradores e times e adotar tecnologias que tornem o ambiente mais colaborativo são ações que melhoram não só a performance do seu time de TI, mas da organização em geral, já que esta ganha produtividade e mais competitividade no mercado. E você já aplica alguma dessas soluções na sua empresa? Se sim, sentiu melhoras na performance do seu time de TI? Compartilhe sua experiência nos comentários ou poste suas dúvidas sobre o assunto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes