> Soluções em TI_

Informações Essenciais para Gestores de Tecnologia e Donos de Negócios

Junte-se a nossos leitores e receba um email por mês.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro.

Grátis: Plano de Orçamento para o Gestor de Tecnologia

Desafios na Gestão de TI: Você Precisa de um Centro de Operações de Rede (NOC)


Agenda confortável, tarefas desenvolvidas sem stress e dentro do prazo, alto nível de produtividade, tempo para se dedicar a estudos e pesquisas que permitirão apresentar soluções adequadas à estratégia da empresa, reduzindo custos e contribuindo positivamente para o crescimento e sustentabilidade do negócio.

Habitualmente o profissional de T.I .se desdobra em um cenário bem diferente do descrito acima para entregar o melhor de seu conhecimento a serviço da empresa; sofre forte pressão para apresentar resultados que seriam facilmente alcançados se a estrutura de T.I se desenvolvesse no mesmo ritmo da expansão dos negócios e do crescimento do número de colaboradores e clientes.

Empresários, diretores e decisores sabem da importância da tecnologia da informação e comunicação para garantir melhor desempenho de seu negócio, ao mesmo tempo, muitas vezes, relutam em investir o necessário para ter a excelência desejada.

Como saber se sua empresa precisa de um Centro de Operações de Rede (NOC)

O profissional de T.I. entende que, qualquer que seja o porte da empresa, ela precisa de uma rede segura, e pronta para crescer junto com o número de colaboradores e clientes. Sabe também que cada um desses aspectos exige um profissional habilitado para agir preventiva e proativamente, monitorando e enfrentando incidentes, reduzindo ao máximo o downtime (tempo de indisponibilidade) da rede. Para responder a essa necessidade o Centro de Operações de Rede, NOC em inglês (Network Operation Center), surge como solução natural.

Entretanto, pode ser difícil convencer a diretoria a fazer mais investimentos ou a olhar com mais cuidado para essas demandas dentro da empresa. Se esse for o cenário que você enfrenta, vale seguir alguma dicas para mostrar os motivos pelos quais sua empresa precisa de um NOC.

Avalie sua necessidade

Algumas perguntas são fundamentais para entender melhor o contexto atual da empresa. Afinal cada uma enfrenta um momento empresarial e uma realidade específicos. Segue uma lista do que observar para construir uma boa argumentação:

  • O tempo de identificação dos problemas atual corresponde ao desejado?

  • O tempo de solução dos problemas atual corresponde ao desejado?

  • Quantos usuários estão, e quantos não estão, satisfeitos com o ambiente de TI?

  • Existem falhas no ambiente de TI sendo comunicadas a você ou à diretoria pelos usuários?

  • Você tem informações históricas sobre a funcionalidade e desempenho de sua rede? E em tempo real?

  • Você recebe alertas bem ajustados de problemas no status dos ativos de rede, servidores e principais serviços?

  • Você consegue prever e analisar e solucionar falhas na rede evitando ou minimizando indisponibilidades?

  • Você realiza reuniões periódicas para acompanhamento do ambiente?

Concluída a análise, você terá que optar entre uma estrutura própria ou terceirizada para o seu Centro de Operações de Rede (NOC).

Algumas empresas de grande porte têm seus próprios centros de operação de redes, mas a tendência do mercado é a terceirização, pela especialização e otimização dos gastos com pessoal, equipamentos, softwares e licenças, além do espaço físico necessário para a implantação de um Centro de Operações de Rede (NOC). Essas são as primeiras variáveis a se considerar na decisão e você não deve ignorá-las.

Alguns softwares para monitoramento de redes são open source e/ou possuem versões gratuitas, e bem eficientes, como o CACTI , o ZABBIX, o NAGIOS, ou nosso preferido - e uma das especialidades da casa - PRTG (o software é grátis para até 100 sensores) mas somente isso não resolve a questão o monitoramento, e optar em seguir com um deles sem apoio especializado vai exigir forte aplicação de recursos em equipamentos, pessoal e outros gastos.

Precisa de uma lista compacta dos motivos para implantar um Centro de Operações de Rede?

  • Reputação do gestor e do setor de TI para a empresa;

  • Controle do ambiente e tranquilidade na operação;

  • Otimização do custo de operação da rede;

  • Possibilidade de monitorar o status da rede 24x7x365 e manter histórico;

  • Redução do tempo na identificação e resolução de problemas;

  • Redução do downtime (tempo de indisponibilidade) da rede;

  • Fornecimento de análises e estatísticas confiáveis para suporte a decisões estratégicas;

  • Aumento da competitividade da empresa com a oferta de melhores serviços;

  • Aumento da satisfação dos clientes com os serviços disponibilizados.

Tome a iniciativa

  • Você conhece as necessidades para extrair o máximo de seu potencial e da sua equipe;

  • Você sabe que resultados o empreendedor espera ter ao contar com uma estrutura de T.I.;

  • Você é a única pessoa realmente habilitada a identificar o que deve ser feito para garantir o melhor resultado dos seus serviços;

Tenha iniciativa tanto na inauguração do NOC da empresa, quanto no momento em que o existente não atende como deveria , cabe a você sugerir e insistir com seu diretor as modificações na estrutura que levarão os serviços de T. I. ao nível de excelência esperada.

Influencie na decisão

Você sabe que o Centro de Operações de Rede (NOC) vai (ou deveria ir) além de um simples amontoado de computadores em uma sala com programas de monitoramento instalados.

Ele definitivamente não é um help-desk, ele não tem contato direto com usuários, a não ser em casos de alertas de eventos;

Por meio dele é possível manter a equipe de T.I. informada das intercorrências, criar scripts automáticos para solução de falhas, bem como fornecer relatórios e análises do status dos ativos ao pessoal da infraestrutura, o que permite melhor desempenho da rede e maior satisfação ao usuário final.

Com todos esses argumentos você já está apto a influenciar na decisão do seu gestor.

O setor de TI também usufrui dos resultados

O profissional ou gestor de T.I. que conta com o suporte de um Centro de Operações de Rede (NOC) eleva sua atuação a um novo patamar, pode agora dedicar-se ao negócio, usar seu conhecimento e criatividade para trazer inovações e novos procedimentos que contribuirão decisivamente com os resultados da empresa. Satisfação dos clientes, alta disponibilidade e estabilidade dos serviços conferem maior competitividade à empresa e são sinais de qualidade que certamente resultarão em sucesso dos negócios.

Alguns argumentos FORTES para mostrar à direção as alternativas possíveis para a implantação imediata

Sempre que estamos com uma proposta na mesa para apresentar à direção é importante lembrar que podemos não estar cientes de algumas limitações do negócio. Baixo orçamento disponível, previsões pessimistas de crescimento entre outros fatores podem estar “ocultos” dos colaboradores.

Por isso, é bom informar aos gestores que um Centro de Operações de Rede (NOC) pode ser implantado gradativamente, de forma que o investimento pode começar pequeno. Basta separar o que é importante de urgente, e entender o que é urgente: oferecer toda a gama de serviços disponíveis ou começar atendendo pontualmente sua estrutura e acompanhando o crescimento de sua empresa e ir promovendo upgrades. São várias as possibilidades na preparação de um Centro de Operações de Rede (NOC), tempo e fases de implantação, o nível de monitoramento, o tamanho do parque instalado, número de profissionais envolvidos, softwares necessários, tudo isso contribui na formação do custo do projeto.

E há ainda uma terceira alternativa: um NOC terceirizado (que também pode ser implantado em fases), com uma equipe experiente e dedicada, é uma solução de custo muito inferior à implantação de uma estrutura de monitoramento própria. Você passa a contar com monitoramento da rede 24 horas, relatórios gerenciais, suporte técnico e outros benefícios e pode começar com menos “dor de cabeça”. Sua necessidade é que vai definir o escopo dos serviços que serão agregados a sua operação.

Agora que você está de posse dos argumentos sobre a importância do Centro de Operações de Rede e suas principais vantagens. Prepare-se para sua próxima reunião e se quiser conte com a ajuda da Onbits.

Podemos te ajudar com uma análise específica e mapear o que realmente sua empresa precisa. Entre em contato com a gente. E se tiver alguma dúvida deixe seu comentário aqui no blog.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: (21) 3195-4260

Rua Visconde de Inhaúma, 134, sala 1213
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP:
20.091-007

Copyright © 2017 Onbits Soluções em TI Ltda - Todos os direitos reservados

<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/9d056e22-5e90-4ac5-9606-db5073dedc0e-loader.js" ></script>