top of page

> Soluções em TI_

Informações Essenciais para Gestores de Tecnologia e Donos de Negócios

Junte-se a nossos leitores e receba um email por mês.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro.

Grátis: Plano de Orçamento para o Gestor de Tecnologia

Quando a terceirização de TI deve ser considerada?


Já faz algum tempo que o setor de TI deixou de ser somente a área da empresa responsável por manter uma estrutura de TI de qualidade e em bom funcionamento.

Hoje, o novo setor de TI deve ser um aliado estratégico das empresas na busca por uma posição de destaque no mercado, tendo papel decisivo na tomada de decisões relacionadas a atividades essenciais e estratégicas de uma organização.

No entanto, na maioria das vezes os colaboradores da área não conseguem cumprir esse novo papel do setor de forma eficiente porque ainda estão frequentemente envolvidos com processos operacionais relacionados à rotina diária da empresa, como instalação e manutenção de equipamentos, suporte, monitoramento, controle de processos e segurança. Responsável por diversas áreas diferentes, naturalmente sem conseguir especializar-se em todas elas.

A soma destas atividades tradicionais com as atribuições demandadas pelo novo setor de TI – mais voltadas à inovação e visão estratégica do negócio – acarreta uma sobrecarga de trabalho que impede que o colaborador se dedique a novas tecnologias e busque soluções mais alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Como é possível tornar o setor de TI um aliado estratégico do negócio se ele está envolvido em atividades secundárias de nível operacional?

Neste sentido, a terceirização do setor de TI surge como uma solução viável, atuando como um parceiro para empresas de diferentes portes e segmentos. Assim, é possível delegar atividades deixando técnicos, analistas, gestores e executivos de TI livres para desempenharem papéis mais estratégicos.

Quando e por que a terceirização do setor de TI deve ser considerada?

A terceirização de TI é uma estratégia a ser considerada quando nota-se uma sobrecarga dos profissionais do segmento que impede que estes cumpram seu principal papel dentro da organização: propor soluções, tecnologias e projetos alinhados aos objetivos estratégicos do negócio, visando melhora na produtividade e resultados.

Quando a equipe de TI se vê obrigada a focar em processos operacionais primários, ficando presa a questões de manutenção, suporte e monitoramento, a empresa perde em desempenho, visto que estes profissionais poderiam estar atuando em outras frentes.

Segundo especialistas, a principal vantagem da terceirização das áreas básicas de TI é a possibilidade de trazer inovação estratégica através da tecnologia à empresa.

Ao buscar o outsourcing de serviços de TI, seja para delegar parte do trabalho do setor ou para implementar um determinado projeto tecnológico, é possível contar como o know-how e parceria de empresas especialistas na área, que podem contribuir para o setor de TI através de serviços e produtos que se enquadram nas necessidades e ambiente tecnológico de cada empresa.

Em outras palavras, a terceirização de TI melhora o desempenho do negócio, agrega experiência de profissionais especializados no assunto e garante um acordo de serviços que atende de forma pontual as necessidades da sua empresa.

Importância da terceirização do setor de TI de uma empresa

A terceirização de TI é uma tendência que cresce de forma exponencial e é considerada um ponto estratégico para o bom desempenho de uma empresa, já que otimiza suas atividades e melhora seus resultados.

No Brasil, a contratação de empresas que fornecem esse tipo de serviço aumentou de forma significativa ao longo dos últimos anos e tende a continuar crescendo, visto o aumento no número de startups e PMEs com um interesse cada vez maior em inovação tecnológica.

Em um cenário que consolida modelos mais dinâmicos de computação, Big Data e tecnologias móveis, o outsourcing de TI surge oferecendo soluções tecnológicas para usuários corporativos, como suporte técnico especializado local e remoto, monitoramento 24 horas por dia, computação em nuvem, backup de dados, instalação e manutenção de desktops e equipamentos de rede, entre outros.

Ou seja, ele proporciona a possibilidade de transmitir essas atividades operacionais para uma empresa especializada que as executarão com competência e know-how. O resultado é uma melhora na eficiência dos serviços prestados e também das atividades e procedimentos internos.

Mas engana-se quem pensa que ao contratar uma empresa para terceirização de TI todas as atividades serão transferidas para a empresa contratada, dispensando e eliminando a equipe de TI própria da organização contratante. Trata-se de uma opção de parceria e não de substituição, que traz benefícios tanto para a empresa como para a equipe interna de TI.

Afinal, uma vez que parte das atividades fica a cargo da empresa parceira, a equipe interna de TI fica livre para se concentrar em soluções de problemas internos da organização e se atualizar em novas tecnologias.

Com o outsourcing, a equipe interna de TI fica livre para assumir um papel de gestão, supervisão e estratégia, focando no que realmente interessa para a empresa.

Além disso, a contratação de um bom serviço de terceirização de TI impacta na redução de custos, proporciona o compartilhamento de responsabilidades e riscos e melhora o foco da gestão do negócio. “Ninguém é demitido por comprar Cisco e contratar uma empresa parceira especializada em Cisco” frase de um dos nossos clientes.

Até o momento, um dos segmentos que mais investiram na terceirização de TI é o de gestão de banco de dados. Além disso, mesmo data centers estão mostrando que veem o outsourcing como opção válida e menos custosa.

Principais vantagens da terceirização do setor de TI

Quando a empresa começa a crescer, os donos aprendem de uma forma ou de outra que o setor de TI é indispensável para o funcionamento dela, afinal suas funções contemplam desde a implantação de uma infraestrutura de TI até a responsabilidade de manter a rede, os sistemas e dados seguros e funcionando o máximo de tempo possível, com o mínimo de imprevistos.

É ele que controla e monitora dados, sistemas e processos, assegura a segurança das informações, implementa e mantém a infraestrutura em bom estado, oferece suporte quando necessário, entre outras funções.

A seguir, serão listadas as principais vantagens de efetuar a terceirização de TI, contratando uma empresa especializada no assunto e que tenha know-how suficiente para proporcionar soluções ágeis e eficazes.

Ganho de tempo e aumento de produtividade Ao terceirizar atividades básicas, a equipe interna dispõe de mais tempo para se dedicar a buscar, encontrar e implementar soluções que atendem aos verdadeiros interesses e prioridades da empresa, com alto potencial de criar inovação de verdade no negócio. Além disso, com uma empresa capacitada atuando na melhoria e automatização dos processos, monitorando e cuidando do sistema 24 horas por dia, oferecendo suporte e soluções estratégicas, há uma redução de problemas e necessidade de manutenção, que impacta positivamente na produtividade da empresa, aumentando sua rentabilidade.

Garantia de qualidade Uma empresa que oferece terceirização de TI possui uma capacidade maior de garantir o funcionamento e a estabilidade dos serviços do que uma equipe de TI própria, visto que na contratação são oferecidos profissionais que se mantém atualizados nas atividades contratadas, pois as realizam em escala para diversos clientes, além do SLA – Acordo de Nível de Serviço – em que a empresa que faz o outsourcing garante o início de atendimento para restabelecimento das operações dentro de um determinado prazo de tempo, caso ocorram falhas.

Controle de serviços

Uma empresa especialista na terceirização de TI deve apresentar relatórios periódicos a respeito dos serviços executados, do desempenho e do estado das soluções. Isso permite que os executivos, gestores e responsáveis pela empresa tenham um controle maior sobre serviços e a infraestrutura, que em meio a tantas atividades mais importantes para a empresa, nem sempre é apresentado pelos colaboradores da organização.

Retorno sobre investimento

Além de diminuir os custos e preocupações com as contratações, a terceirização do setor de TI apresenta um retorno do investimento realizado em longo prazo. A empresa contratada avalia de maneira constante o desempenho e consumo dos equipamentos, no intuito de sugerir melhorias e aquisições que colaborem para uma economia no consumo de energia, aumento de produtividade e potencialização da rentabilidade do negócio através da inovação.

Liberação de recursos financeiros

Ter pessoas dedicadas à TI é essencial, no entanto o custo de uma equipe interna de TI para atender todas as soluções, desde a infraestrutura até o mais novo sistema ERP, nem sempre é viável para as organizações. Para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é preciso investir em salários atraentes e benefícios interessantes, além de todos os encargos trabalhistas para contratar e manter esses funcionários na equipe. Com a redução dos custos, a verba pode ser liberada e redirecionada para desenvolver os profissionais internos e para aquisição de novas tecnologias, além de economias em épocas de crise.

A terceirização de TI proporciona especialistas altamente qualificados por um custo mais acessível. Isso possibilita manter uma equipe de TI interna mais enxuta, que trabalhe em parceria com os profissionais da empresa terceirizada, que também acaba trazendo novidades na troca com as empresas de tecnologia.

Além disso, também há uma redução de custos referente à manutenção e troca de equipamentos, já que com maior monitoramento e maior cuidado com a gestão de garantias e substituições por modelos mais modernos de investimento, há uma diminuição nas perdas e falhas, e otimização dos investimentos.

A terceirização do serviço de TI é uma solução para empresas que desejam se destacar no mercado com solidez e confiança. Com o outsourcing, o empresário tem a segurança de que a área de TI da sua empresa está nas mãos de profissionais especializados, permitindo que os colaboradores internos da organização possam destinar os seus esforços à movimentos mais estratégicos relacionados ao negócio.

Novamente, apostar na terceirização do setor de TI não é substituir a equipe interna por um grupo de especialistas externos, e sim possibilitar uma parceria em que os colaboradores possam atender melhor às necessidades da empresa, sem desperdício de tempo e otimizando recursos.

Contar com empresas de terceirização, possibilita, ainda, manter-se atualizado com a visão das últimas tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado, por especialistas que atuam em diversas empresas diferentes.

A sua empresa conta com uma parceira especialista em TI? Quer investir na parceria, porém tem dúvidas a respeito do assunto? Encaminhe os seus questionamentos nos comentários e aposte nessa solução, diversas empresas oferecem um período de testes para que você se sinta confortável na contratação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: (21) 3195-4260

Rua Visconde de Inhaúma, 134, sala 1213
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP:
20.091-007

Copyright © 2017 Onbits Soluções em TI Ltda - Todos os direitos reservados

<script type="text/javascript" async src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/loader-scripts/9d056e22-5e90-4ac5-9606-db5073dedc0e-loader.js" ></script>

bottom of page